ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PASSAM POR AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atua na promoção da segurança alimentar e nutricional dos escolares, e objetiva garantir aos escolares o acesso a uma melhor alimentação de forma permanente deste grupo etário. Para tanto, o Nutricionista técnico possui diversas atribuições afim de garantir estas ações nos municípios brasileiros atendidos pelo Programa. Entre as atividades que devem ser realizadas, está a avaliação do estado nutricional dos alunos, que tem por objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais dos estudantes. A avaliação do crescimento, por meio da aferição de peso e estatura e posterior cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), é a medida mais adotada para avaliar o estado nutricional de crianças.

Neste contexto, os alunos da rede municipal de ensino de São Miguel da Boa Vista, passaram por avaliação nutricional, realizada pela Nutricionista Adriana Filimberti Motter. No Centro Educacional Municipal Professora Herminda Ivanir Ferraz a atividade teve auxílio das professoras responsáveis pelas turmas, no Centro de Educação Infantil Pintinho Amarelo a atividade teve o auxílio da professora de educação física e recreação Juliana Taiz Brambilla. Os resultados apontaram, em sua maioria, eutrofia (IMC adequado para a idade), mas também revelaram valores de sobrepeso/obesidade na população avaliada. Estes dados se assemelham aos índices de excesso de peso encontrados no Brasil e no mundo. A mudança do perfil nutricional que se desenha no Brasil revela a importância de um modelo de atenção à saúde que incorpore ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis.

É importante ressaltar que o excesso de peso na infância predispõe a várias complicações de saúde, como: problemas respiratórios, diabetes melito, hipertensão arterial, dislipidemias, elevando o risco de mortalidade na vida adulta. Com as informações obtidas haverá, durante o ano letivo, a realização de atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os alunos, pais e responsáveis. Pois, entende-se que este tema deve ser abordado no contexto familiar, que é responsável pela aquisição e disponibilidade de alimentos para a criança; além de, os pais serem exemplos da conduta alimentar a ser adotada pela criança.