Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos iniciou nesta quarta-feira

As oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, tiveram inicio na manhã desta quarta-feira, 03 de abril de 2019, o serviço esta localizado no antigo Pré na Avenida São Miguel, neste primeiro encontro tiveram algumas brincadeiras diferenciadas, como caça ao tesouro, dinâmica dos desejos, jogos diversos, entre outros, neste primeiro encontro foram repassadas as regras do serviço, para melhor convívio entre crianças e adolescentes.

 Segundo a orientadora do serviço, Paula Canova, as crianças e adolescentes, chegaram alegres, ansiosas para conhecerem o novo espaço, também comentou que a demanda esta aumentada e que este novo ambiente esta proporcionando melhor acolhimento dos participantes, pois, para ter um bom desenvolvimento na aprendizagem e na socialização precisa um ambiente acolhedor com materiais e espaço adequados para as faixas etárias.

O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

 O serviço possui aproximadamente 80 inscritos, disponibiliza diversas oficinas: taekwondo, tênis de mesa, xadrez, canto, violão, teatro, dança, informática, as oficinas estão distribuídas nas segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras. Os usuários do SCFV são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos da vida. O objetivo principal deste trabalho é a socialização entre colegas e professores, valorizar a cultura de famílias e comunidades locais, criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças e adolescentes no processo do seu desenvolvimento e estruturar a formação humana dos participantes através do conhecimento. As inscrições estarão abertas durante o decorrer do ano, interessados devem efetuar a inscrição no setor social do Município (CRAS).