Manipuladores de alimentos passam por orientações

Na segunda-feira (05) foi realizado um treinamento com os colaboradores de alimentos do município de São Miguel da Boa Vista sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF). Conforme a nutricionista e idealizadora do projeto, Janaine Perin, a intenção é tirar as dúvidas que os colaboradores tenham em relação ao recebimento, armazenamento, estocagem, uso e distribuição dos alimentos. “Além disso, é necessário para evitar os desperdícios de alimentos, gerar lucros e garantir segurança alimentar”, ressalta Janaina.
O projeto conta também conta com a colaboração do fiscal da Vigilância Sanitária de São Miguel da Boa Vista, Glauber Luiz de Souza. No encontro foi realizada uma dinâmica com os manipuladores de alimentos para avaliar a atenção deles com a validade e separação dos produtos no estoque. “É necessário falar sobre as BPF, pois é uma questão de segurança com o cliente, tanto de saúde quanto de higiene”, destaca a nutricionista.
Ainda segundo ela é preciso começar com o básico, mantendo a temperatura adequada dos alimentos; o ambiente, utensílios e equipamentos bem higienizados; lixeiras com tampas sem o contato manual; uniformes limpos, sem sujeiras; uso de toucas; manipuladores sem uso de adornos; higiene do manipulador e mãos limpas. “Esses são alguns pontos cruciais para manter uma qualidade segura dos alimentos, sem riscos de causar intoxicações alimentares”, finaliza Janaine.