Prefeito relata sobre viagem a Capital do Estado

De 14 a 17 de março o prefeito Vanderlei Bonaldo juntamente com a vereadora Nair Braga esteve em Florianópolis. Na capital do Estado, Bonaldo manteve audiências com diversos diretores e secretários de pastas importantes para os interesses da Administração Municipal.

Conforme o prefeito a viagem foi produtiva, pois foi possível observar como é o começo de um novo governo. “O começo de um trabalho é difícil em um município, então imagina para o governador Jorginho Mello no Estado”, pontuou.

Na capital o prefeito esteve na Assembleia Legislativa (Alesc), onde esteve nos gabinetes dos deputados parceiros do município. “Nós fomos bem recebidos e acreditamos que vamos ter boas notícias vindas dos deputados no decorrerem do ano”, previu o prefeito.

Bonaldo tratou também sobre a manutenção do trecho da SC 492 entre São Miguel da Boa Vista e Maravilha, na Secretaria de Infraestrutura. “Pedimos para darem atenção especial em relação às roçadas e ações de recuperação do asfalto neste trecho, e espero que atendam ao nosso pedido”, ressalta. Na mesma pasta o prefeito tratou sobre os calçamentos das comunidades que foram licitados. Segundo o prefeito na época o município de São Miguel da Boa Vista recebeu do governo estadual uma indicação de que teria o recurso e com isso deu os encaminhamentos. “O município fez o levantamento topográfico, projeto e a licitação, e hoje todas as verbas estão suspensas, quem tiver alguma dúvida é só olhar no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 28 de dezembro de 2022, portaria 566”, explica Bonaldo. Ainda conforme o prefeito, a intenção é resolver esta situação o mais breve possível.

Na Casa Civil o prefeito também tratou sobre os calçamentos e lá recebeu a mesma resposta para o problema. “Lá eles foram enfáticos que quem suspendeu os recursos foi o governo passado por uma dificuldade de caixa”, conta. Na Casa Civil o prefeito saiu com o compromisso que será reavaliada a situação de São Miguel da Boa Vista. “É um problema que nós temos e vamos fazer os esforços para resolver”, diz o prefeito.

Na Secretaria da Saúde o prefeito tratou sobre as cirurgias eletivas. “Existe um trabalho de mutirão de cirurgias eletivas e o nosso município está inserido neste trabalho também e nos próximos dias teremos novidades”, projeta.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), também foi visitado pelo prefeito para tratar sobre as dificuldades de produtores rurais em estarem renovando a licença ambiental, em especial os avicultores e suinocultores. “Como não tem um secretário regional no IMA de São Miguel do Oeste, o gerente regional de Chapecó é o responsável por esses procedimentos de São Miguel da Boa Vista, foi está a resposta que recebemos pelo questionamento”, explica.

Recursos para instalar o primeiro barracão industrial da primeira área industrial do município, foram buscados na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. “É uma secretaria nova que ainda não tem um orçamento definido, mas fomos bem recebidos e todos se colocaram à disposição de atender o município para novas conversas em relação ao assunto”, ressalta.

A construção do prédio do Centro de Referência da Assistência Social foi tratada na Secretaria de Desenvolvimento Social. “Em 2020 o Estado manifestou o interesse de ceder uma construção para instalar o CRAS no município, mas o município não tinha o terreno”, lembra destacando que no início da atual gestão pública foi adquirido o terreno. “Depois disso fomos diversas vezes na referida secretaria e a resposta que sempre tivemos foi que o IDH do município é muito alto para obter o benefício”, explica Bonaldo. Nesta audiência o prefeito disse que a conversa foi séria, “dura” e foi enfático ao pedir se o município vai ter ou não vai ter o prédio para o CRAS, já que o terreno está disponível agora. “Agora o Estado não tem um acordo financeiro para novas construções de CRAS, mas recebemos algumas explicações de como são os procedimentos e estamos trabalhando para trazer esta obra”, ressalta. Para o prefeito não é aceitável os servidores atenderem a população em uma sala de 70 m², e segundo ele, merecem um ambiente melhor. “Não só os servidores, mas os munícipes que usam o serviço”, ressalta.