Almofadas terapêuticas produzidas por voluntárias do PAIF são entregues para a Rede Feminina de Maravilha

No último dia 22 de Julho a Equipe Técnica do CRAS de São Miguel da Boa Vista esteve visitando as dependências da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maravilha – SC para realizar a entrega de 25 almofadas terapêuticas produzidas pelo grupo de Atendimento Integral a Família (PAIF).
A almofada foi produzida através de uma Oficina pelo grupo de mulheres que se encontram semanalmente no CRAS de São Miguel da Boa Vista, a almofada possui finalidade terapêutica e foi denominada pelo grupo como “Fofinha”, a Oficina busca promover a solidariedade e conscientização entre as mulheres do PAIF que as confeccionam e acolhimento e bem-estar para as mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama.
A almofada tem como objetivo principal auxiliar na recuperação após procedimentos nos seios, como a mastectomia. Os benefícios para as mulheres que passam por cirurgias nos seios são inúmeros: redução do inchaço alívio da dor, diminuição da tensão nos ombros e pode ainda ser utilizada debaixo do cinto de segurança do carro para proteger dos atritos.
Cada almofada é feita de tecido de algodão e fibra siliconada, a produção foi realizada em oficinas presenciais realizadas ainda no ano passado.
Após ter câncer de mama em 2002, a médica americana Janet Kramer Mai desenvolveu a almofada que se encaixa perfeitamente debaixo do braço e tem o objetivo terapêutico. A iniciativa foi divulgada ao redor do mundo sendo reproduzida no CRAS pela primeira vez no ano passado através da iniciativa da Psicóloga Cintya Dutra Post que trouxe a ideia para as usuárias.
As almofadas já foram distribuídas para pacientes de nosso município, Casa de Apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó e agora para pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maravilha, a ideia é produzir mais almofadas assim que a retomada dos grupos forem autorizadas.