Crescer Saudável é Aderido no Município

Teve início na tarde de hoje, a adesão ao Crescer Saudável 2019/2020 do Ministério da Saúde. O Programa coordenado pelas Nutricionistas Beatriz Alves da Secretaria de Saúde e Adriana Filimberti Motter, da Secretaria de Educação consiste em um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento do excesso de peso em alunos do município, por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE).

 As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional (com aferição e diagnóstico do estado nutricional), a promoção da alimentação adequada e saudável (por meio de atividades de Educação Alimentar e Nutricional), o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados com diálogo sobre o tema excesso de peso. Em São Miguel da Boa Vista o Programa foi intitulado: Programa Alimentação Saudável e Saúde do Escolar – PASSE. O mesmo terá encontros semanais com as Nutricionistas, com psicóloga e com a educadora física do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família).

Os encontros terão a participação dos alunos e seus pais e/ou responsáveis, pois entende-se que todos são responsáveis pela temática abordada; e compreender, estudar e tomar medidas que minimizem o excesso de peso nesta faixa etária é um compromisso conjunto entre escola, família e comunidade.