Secretaria da Saúde disponibiliza transporte e organiza grupos de doadores de sangue

Nove Miguel boa-vistenses realizaram na quarta-feira (25), no Hemosc em Chapecó, doação de sangue. Eles puderam fazer este ato de solidariedade, graças o apoio da Secretaria da Saúde que disponibiliza transporte gratuito.

A equipe do Setor da Saúde de São Miguel da Boa Vista, lembra para os interessados em doar sangue que devem entrar em contato com a fiscal de vigilante epidemiológica e sanitária Ivone Hensel, na Unidade Básica de Saúde (UBS), para organização de uma nova data de coleta. Conforme Ivone, doar sangue envolve benefícios para o doador, como a verificação regular de sua própria saúde e a sensação gratificante de contribuir para a saúde e a sobrevivência de outras pessoas. “Portanto, promover a conscientização sobre a doação de sangue é essencial para garantir um fornecimento adequado e contínuo, garantindo que pacientes em todo o mundo tenham acesso ao tratamento de que retornam”, ressalta.

Ainda conforme a fiscal, a doação de sangue não apenas salva-vidas, mas também unifica comunidades e demonstra a solidariedade humana. “É um ato que une pessoas em um esforço comum para ajudar aqueles que estão presentes”, lembra.  

A profissional destaca que o sangue é usado em diversas situações, desde cirurgias e tratamento de pacientes com câncer até o socorro às vítimas de acidentes graves. “A disponibilidade constante de sangue seguro e compatível é uma questão crítica e, portanto, a doação voluntária desempenha um papel insubstituível na promoção do bem-estar da sociedade”, finaliza.