Mulheres de São Miguel da Boa Vista têm palestra sobre tema do Agosto Lilas

A campanha Agosto Lilas está em andamento no município de São Miguel da Boa Vista e dentro da programação o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na segunda-feira (08), uma palestra com a policial militar Suzana Alves da Maia, da rede de prevenção Rede Catarina, sobre a violência doméstica, para mulheres do Programa de Atenção Integral à Família (Paif). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Cooperativa de Crédito Sicoob/Credial do município. Também acompanharam o evento a psicóloga Cintia Dutra Post e a assistente social Cristiane de Amorin Bonfanti.

Conforme a gestora do CRAS e assistente social Ivania Dal Magro as profissionais falaram as mulheres sobre a importância de denunciar os maus tratos e a quebra do silêncio. “É importante que as mulheres não se calem e se apoderem diante destas situações, a denúncia é importante acontecer no primeiro gesto de violência o menor que seja, não podemos deixar para a segunda ou terceira situação”, reforça Ivania.
Ainda segundo a gestora e assistente social depois da palestra foi servido lanche para os presentes. Teve a participação de mulheres de todo o município o que garantiu um bom público. São Miguel da Boa Vista, um lugar bom para viver.

Agosto Lilás

É uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, e tem objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.