Idosos do SCFV e mulheres do PAIF participaram de Dia de Recreação nas Termas São João

Na quarta-feira, dia 04, a Assistência Social, através do CRAS do Município de São Miguel da Boa Vista/SC oportunizou aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e ao grupo do Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF) um passeio cultural ao município de São João do Oeste/SC, no Termas São João.

Foi um dia recreativo onde os participantes puderam vivenciar atividades de lazer e de socialização. Este evento fortalece os eixos norteadores do SCFV como Convivência social, Direito de ser e Participação e atende aos princípios do PAIF onde segundo a Resolução do CNAS nº 109/2009 consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, promovendo seu acesso a direitos e o usufruto deles e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. O trabalho social continuado do PAIF deve utilizar ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

As atividades foram planejadas pela equipe técnica do CRAS e Órgão Gestor para possibilitar a participação dos usuários nos diversos espaços da vida pública. Um dos maiores atrativos do parque de águas Termas São João são as piscinas, tanto externas como internas. A água que abastece as piscinas do parque possui saída do poço a 52º C e possui uma profundidade de 1.372 m. A água é considerada uma das águas termais naturais mais quentes do Brasil. A água possui grandes efeitos terapêuticos, estes provêm das substâncias hidrominerais da alta temperatura da água, sendo que, os banhos são recomendados para tratamentos de saúde inclusive. Além das águas o parque possui vários atrativos.

Atualmente o CRAS de São Miguel da Boa Vista atende a um grupo de idosos formado por 31 idosos que realizam encontros nas terças e sextas-feiras a tarde no SCFV acompanhados pela equipe técnica do CRAS e pelo Facilitador de Oficinas de Informática onde através da Oficina de Inclusão Digital ampliam seus conhecimentos além de oportunizar momentos de socialização com os colegas e profissionais.

O PAIF é ofertado nas dependências do CRAS acompanhado também pela equipe técnica e pela Facilitadora de Oficina de artesanato, são ofertados encontros nas segundas, terças e quintas à tarde quando é disponibilizado transporte público para o interior sendo que os grupos são organizados de acordo com o transporte. O grupo atende em média a 20 mulheres por tarde onde elas confeccionam diversos trabalhos manuais e recebem orientações sobre seus direitos pelas profissionais do CRAS além de terem a oportunidade de socializar com diversas pessoas o que acaba contribuindo para o desenvolvimento individual das mesmas.