Comunicado importante a todos os munícipes

A Administração Municipal juntamente com a ARIS, Epagri/Ciram, Secretaria Municipal de Agricultura e Vigilância Sanitária pedem encarecidamente para que todos os munícipes comecem a poupar o máximo possível de água, pois estamos a mais de 45 dias sem uma chuva significativa.

De acordo com a Epagri/Ciram há pelo menos 3 meses as chuvas registradas no Estado estão abaixo da média, no mês de agosto com mais intensidade de falta de chuva foram registradas apenas 21mm na região Oeste de Santa Catarina, o que corresponde apenas 14% da precipitação normal para o período na região.  A previsão de curto prazo de acordo com a Epagri/Ciram é de tempo ensolarado até sábado (31) onde há previsão de tempo encoberto com pancadas de chuvas no decorrer do dia se estendendo até domingo (01) com possibilidades de chuvas isoladas durante a próxima semana, porém com baixo volume.

A situação requer cautela nas tomadas de decisões, pois também existem possibilidades de declives de temperatura para os próximos dias. Salientamos que em período de estiagens como o que se apresenta no momento se faz necessária a contribuição de todos no que diz respeito ao uso racional da água, evitar desperdício é um dever de todos.

Dicas de como economizar água no dia a dia com pequenas grandes ações:

1. Feche a torneira enquanto você ensaboa as mãos;
  2. Para escovar os dentes, use um copo;
  3. Reduza o tempo de banho;
  4. Varra a calçada em vez de lavá-la;
  5. Repare as torneiras com vazamentos;
  6. Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las;
  7. Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar.
  8. Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite;
  9. Evite Lavar o carro ou lave-o com balde;
  10. Reutilize água;
  11. Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã.
  12. Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;