COMBATE A FEBRE AMARELA

O setor de Vigilância Epidemiológica e Endemias do Centro Municipal de Saúde Romano Cassol, juntamente com o setor de Agricultura, SMR e Educação vem por meio deste comunicar que foi confirmada a terceira morte de macaco por febre amarela no estado. Lembramos que os macacos são vítimas de febre amarela como os seres humanos, porém eles adquirem a doença antes, sendo assim macacos mortos ou doentes (afastados do bando, apresentando lentidão), são sinais de alerta que tem febre amarela na região.

Febre Amarela é uma doença infecciosa, de gravidade, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos), cujo reservatório natural são os primatas (macacos) que habitam florestas e matas tropicais.

Diante disso, pedimos para que a população se atente para macacos mortos ou doentes e ao encontrá-los entrem em contato imediatamente com o setor de endemias, com a Ivone, no telefone (49) 98435-7260. No caso de finais de semana, entrar em utilizar o telefone de plantão dos motoristas de saúde (49) 98423-4122.