Setor de fisioterapia relata atividades do ano de 2022

O setor de fisioterapia é representado pela profissional Josilene Conceição Kaminski, doutoranda em saúde pública e especializada em ortopedia e traumatologia. Realiza atendimentos individuais (reabilitação de pacientes pós operatórios diversos, fraturas, afecções musculoesqueléticas, problemas respiratórios, lesados medulares, tratamento de escaras, etc), atendimentos domiciliares (reabilitação e orientações aos pacientes e familiares, participações de reuniões e palestras em atividades coletivas), elaborações de atestados e exercícios terapêuticos domiciliares, regulação dos atendimentos via SisReg, preenchimento diário do e-SUS e prontuários manuscritos, realização de medidas para solicitação de cadeiras de rodas, elaboração de laudos fisioterápicos quando solicitados.

Neste ano, importante destacar que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC em conjunto com a Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Promoção da Saúde e Secretaria de Turismo promoveram o VII Congresso do COSEMS e a 4ª Mostra Catarinense Brasil, Aqui Tem SUS. O evento foi realizado de 11 a 13 de maio de 2022, em Blumenau. A fisioterapeuta, Josilene Conceição Kaminski, por meio da Secretaria de Saúde de São Miguel da Boa Vista, apresentou o trabalho intitulado: Perfil e prognóstico dos pacientes atendidos na fisioterapia: Implantação do método Pilates no SUS. Trata-se de um trabalho de análise dos últimos 8 anos de todos os atendimentos individuais realizados pelo setor da fisioterapia, em conjunto com outros profissionais da saúde. Foi realizado um levantamento de dados sócio demográficos e clínicos de todos os atendimentos, incluindo uma avaliação do prognóstico e resolutividade dos atendimentos. Foi avaliada ainda a viabilidade da implantação do método Pilates no SUS.

O evento encerrou com a divulgação dos 20 primeiros colocados entre os cem finalistas da 4a Mostra Catarinense Brasil, Aqui Tem SUS. Foram inscritos um total 303 trabalhos de todas as regiões. Tal trabalho foi apresentando no Congresso Nacional do CONASEMS, em julho de 2022, na cidade de Campo Grande.

Acompanharam a fisioterapeuta Josilene Kaminski à Blumenau o secretário de saúde Jonas Signor, Coordenadora de atenção básica Daiane Cristina Teixeira e o Prefeito Vanderlei Bonaldo.