Projeto Proteja realiza ações no município
Na segunda-feira (11), teve mais um encontro de pais e crianças assistidos pelo Projeto Proteja no município de São Miguel da Boa Vista. Conforme a nutricionista Janaine Perin, coordenadora do projeto, o momento foi de interação dos profissionais de vários setores públicos como nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais, agrônomos, entre outros, do município e os pais que aderiram ao projeto com ação Hortas Domiciliares. “O Projeto é uma estratégia brasileira intersetorial que tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças”, ressalta Janaine.
A atividade ocorreu com as crianças do pré escolar da creche municipal Pintinho Amarelo.
Houve o passeio na Academia de Saúde e atividade física acompanhada pela educadora física Zandonadi Lopes. “Ao retornar para a creche teve um momento com a psicóloga Carmem Eidelwein tratando sobre as emoções”, destaca Janaine.
De acordo com a Janaine a nutricionista Adriana Filimberti Motter e as merendeiras organizaram um lanche com salgados integrais, espetinho saudável de frutas e chá.
Após o lanche as crianças foram divididas em turmas para o plantio de mudas na horta escolar.
“Esse contato com as plantas, faz as crianças conhecerem o cheiro e sabor e o interesse por consumir alimentos diferentes”, finaliza ressalta.
HORTAS DOMICIALIARES
A nutricionista destaca que as hortas domiciliares serão um conjunto de ações desenvolvidas na propriedade onde a criança assistida pelo projeto reside. “Serão desenvolvidas hortas com mudas de saladas, temperos e chás, afim de, trazer conhecimento para as crianças envolvidas, sobre plantio, manejo e colheita, além de orientações nutricionais sobre as plantas”, destaca Janaine.
Ela lembra que o intuito do projeto é aproximar as crianças e os pais a uma alimentação mais saudável e equilibrada. “E como reflexo da ação desenvolver mais atividade em áreas abertas, próximo ao meio ambiente, fortalecer o contato familiar e diminuir o uso de aparelhos eletrônicos que possam causar malefícios a saúde”, comenta Janaine.
Serão diversas etapas onde os profissionais irão acompanhar de perto as atividades desenvolvidas na horta domiciliar. Esse acompanhamento terá início na sexta-feira (15).