Saúde de SM da Boa Vista desenvolve projeto Proteja

No dia 19 de maio foi realizado na escola Municipal Professora Herminda Ferraz em São Miguel da Boa Vista o Projeto Proteja. Nesta fase a iniciativa que tem a coordenação da nutricionista da Secretaria da Saúde, Janaine Perin, teve como público os alunos.

Na oportunidade o trabalho teve apoio da equipe da Secretaria da Educação. Segundo Janaine o objetivo é a garantia de um desenvolvimento saudável das crianças. “Projeta é um projeto vinculado com os recursos federais entre Saúde e escola para a garantia do desenvolvimento saudável infantil, a fim, de reduzir os índices de sobrepeso e obesidade”, ressalta.

No dia teve a presença do prefeito Vanderlei Bonaldo, secretário da Saúde Jonas Signor, secretária da Educação Odete Conte, da psicóloga da Saúde Carmem Eidelwein, da nutricionista da Saúde Janaine Perin, da nutricionista da Educação Adriana Filimberti Motter e do educador físico da Saúde Vinicyus Badia.

Após a fala e apresentação das autoridades e profissionais o encontro começou com almoço elaborado pela nutricionista da Educação Adriana Filimberti Motter e realizado na escola pelas cozinheiras e auxiliares. O cardápio foi macarronada com carne moída, arroz branco cozido, saladas variadas e uma fruta para a sobremesa.

Janaine conta que na sequência das atividades foram abordados temas como fome emocional x fome física; alimentos nutritivos e a frequência de consumo, semáforo dos alimentos, trilha dos alimentos e atividade física na saúde infantil. “Houve grande apoio dos pais e participação dos alunos o que contribui muito na qualidade de vida desde a infância até a fase idosa”.

A nutricionista explica que o projeto inclui desde a gestação até a fase adulta do indivíduo. “Nós vamos trabalhar com as gestantes e com as crianças da Centro Infantil Pintinho Amarelo e da Escola Professora Herminda Ferraz”, destaca.

No fim do projeto cada participante vai receber um prato ilustrativo com as informações nutricionais, como lembrança. Este mimo serve para memorizar o aprendizado e estimular uma melhor interação com a alimentação no dia a dia”, finaliza Janaine.