Árvores são retiradas pelo município de São Miguel da Boa Vista por oferecer riscos para pessoas

A Administração Pública de São Miguel da Boa Vista preocupada com a segurança da população, tomou a iniciativa de fazer a retirada de dezenas de árvores que ofereciam riscos a edificações e seus usuários.

De acordo com o prefeito, Vanderlei Bonaldo foram necessário a retirada de Eucaliptos que estavam próximos a creche municipal, Posto de Saúde, Delegacia de Polícia e também as instalações do campo do Palmeiras.

A retirada aconteceu na quinta-feira (02) e sexta-feira (03) em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Agricultura, através do secretário, Evandro Marcio Canzi e o Engenheiro Agrônomo Sérgio Augusto Ducatti, com a Secretaria de Administração.

As árvores estavam em Área de Preservação Permanente (APP), e o corte foi feito com licença do órgão ambiental responsável. Segundo Canzi, pôr as árvores serem muito grandes e próximo de edificações, precisou de cuidados diferenciado. “Tivemos a necessidade de contratação pela Administração Municipal de um serviço especializado para o corte, onde a empresa contratante utilizou-se de um guindaste de grande porte e de uma pessoa qualificada para realizar o corte”, disse.

Segundo o engenheiro agrônomo a retirada das árvores, teve que ser feito com urgência. “Precisávamos cumprir um TAC Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito em anos anteriores entre a Administração Municipal e o Ministério Público de Maravilha em detrimento da ocupação de uma área de APP, área esta onde encontra-se hoje a creche municipal e os referidos eucaliptos”, ressalta.

Ainda conforme Ducatti o corte e retirada das árvores é apenas um dos itens que contemplam o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD). “Plano este elaborado e apresentado ao Instituto Meio Ambiente (IMA) e Promotoria Pública, por uma empresa especializada em serviços na área ambiental”, conta.

As ações que constam no PRAD, também contemplam a retirada do resto do material derrubado, e o posterior cercamento e reflorestamento com árvores nativas, no local que havia os eucaliptos.