VI Conferência Municipal de Assistencia Social

No último dia 20 de julho, terça-feira, aconteceu a VI Conferência Municipal de Assistencia Social no municipio de São Miguel da Boa Vista, que neste ano tem como tema “ Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A Conferência é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS) preconizam as Conferências como instâncias cujo foco é avaliar a Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social. O evento foi organizado pelo CMAS juntamente com a equipe da Assistência Social.
Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram representados, bem como secretários municipais, conselheiros tutelares, vereadores, polícia militar, representantes de conselhos municipais da área social, usuários, adultos e idosos, além do Prefeito Municipal Vanderlei Bonaldo e seu vice Jairo Antonio Luft.
A responsável por conduzir a Conferência foi Iraci de Andrade, doutora em Serviço Social formada pela PUCRS. A mesma discorreu sobre o tema, explanando sobre os cinco eixos da Conferência, de forma dinâmica e clara, esclarecendo muitas dúvidas e sugerindo alguns pontos prioritários para o melhor funcionamento dos trabalhos da Assistência Social. Após a palestra ouve discussão em grupo, onde foram escolhidas 10 propostas de ações municipais e 05 a nível estadual e federal, que serão encaminhadas pelos delegados que participarão da XII Conferência Estadual e posteriormente à Conferência Nacional.