Encontro aborda uso de substâncias licitas e ilícitas entre jovens

No dia 26 de maio aconteceu na Escola de Educação Básica (EEB) Oscar Majolo uma ação em conjunto para trabalhar com os adolescentes o tema álcool, cigarro e drogas.  A ação foi planejada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Setor de Psicologia da Secretaria Municipal de Saúde, Setor de média e alta complexidade da Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar e a escola estadual.

Teve como estratégia a apresentação de uma peça teatral que tratou sobre o assunto com leveza, além do teatro os alunos e público presente tiveram a fala sobre o assunto feita pela psicóloga da Secretaria de Saúde Carmem Eidelwein.

A peça teatral foi apresentada pela companhia de teatro Vamos Brincar de Teatro? de Rio Negrinho. A companhia atua na área há mais de 30 anos.

A ação foi planejada devido aos altos números de incidência de uso das substâncias pela faixa etária como forma de prevenir o uso das mesmas, orientação aos adolescentes sobre quando ocorrer o uso das mesmas por algum membro da família e serviu como forma de prevenção a outras violências que ocorrem devido ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Representantes do CMDCA estevaram presentes e enfatizaram que a prevenção no uso de drogas previne também os casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil sendo o tema de conscientização em todo o Brasil no mês de maio.