Carnês do IPTU estão disponíveis no setor de tributos

Desde quinta-feira (02), em São Miguel da Boa Vista estão disponíveis os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para pagamento do exercício 2023. Segundo a responsável pelo setor Andreia Bonfanti a responsabilidade pelo pagamento é exclusivamente do contribuinte. “Ele deverá sempre observar as datas de vencimento das parcelas e as condições de pagamento determinadas”, ressalta. Ainda conforme a profissional, em caso de pagamento em atraso, ou de não pagamento da obrigação tributária, o contribuinte estará sujeito a pagar os encargos e cominações legais incidentes como multa, juros, atualização monetária por atraso no pagamento; os honorários advocatícios em caso de inscrição em dívida ativa; e as custas e emolumentos judiciais em caso de execução fiscal. “O IPTU é utilizado em benefício da própria comunidade, na realização de obras e serviços que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população como o asfaltamento de ruas, obras de infraestrutura, iluminação, redes de água, aplicados na área de saúde e assistência social e também na área da educação, cultura e esporte, em projetos culturais ou incentivos à educação, dentre outros”, reforça Andreia.

            Pagamento

O pagamento do IPTU pode ser feito de uma só vez em 10 de maio, com 20% de desconto ou em até três prestações mensais (sem o desconto e sem juros), no dia 10 de maio, 12 de junho e 10 de julho.

Lembrando que as guias para pagamento do IPTU também estão disponíveis para a retirada no Site Oficial do Município na aba Cidadão Web.

            Locais de pagamento

Até a data de vencimento constante da notificação, o pagamento do IPTU pode ser feito: em terminais de autoatendimento com a via documento de arrecadação enviado pela prefeitura nos caixas dos bancos conveniados, como Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Sicoob Credial.