Lideranças Miguel boa-vistenses participam de mobilização em defesa dos produtores de leite

Uma mobilização de lideranças, agricultores e sindicalistas dos três estados do Sul, participaram na quarta-feira (11), da Mobilização Nacional da Agricultura Familiar-Salvando a Atividade leiteira e valorizando a agricultura familiar. O ato aconteceu em Dionísio Cerqueira e de São Miguel da Boa Vista participaram o prefeito Vanderlei Bonaldo, vereadores e agricultores.

O principal motivo da mobilização é o valor por litro do leite recebido na entressafra que normalmente aumenta e neste ano o valor, segundo os mobilizados, veio abaixo do custo de produção. Eles culpam a queda do preço do produto a importação de países do Mercosul, como Argentina e Uruguai.

Em Dionísio Cerqueira os sindicalistas e lideranças presentes estabeleceram algumas pautas emergenciais em defesa do produtor de leite, como prorrogação de dívidas juntos as instituições financeiras, agilidade na liberação de crédito de programas específico para agricultores, maior controle em relação ao tipo de leite importado, bem como mais fiscalização das empresas importadoras do produto, a agroindústria deve informar ao produtor o preço mínimo que irá receber por litro antes de iniciar a entrega, isenção do Funrural, desenvolver campanhas publicitaria que incentivem o consumo de leite e pagamento de uma subvenção econômica diretamente aos agricultores familiares.