Famílias acolhedoras de São Miguel da Boa Vista recebem treinamento
No dia 9 de novembro as famílias cadastradas no programa Família Acolhedora, de São Miguel da Boa Vista, receberam capacitação.
Conforme a assistente social Geni Inês Schwerz o objetivo foi preparara-las para o acolhimento de criança e adolescente em suas casas como a adaptação do acolhido no momento em que ele chega ao novo lar. “Procuramos fazer com que o acolhimento seja o mais humanizado e benéfico possível, indispensável para quem trabalha com acolhimento familiar e até mesmo como guia de conduta para as famílias acolhedoras”, ressalta.
Ainda segundo ela, os interessados precisam saber o que é ser família acolhedora e quais são seus direitos e deveres e como contar com a equipe técnica.
No momento o município conta com três famílias acolhedoras, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi instituído por lei municipal. “Esse serviço de acolhimento em família acolhedora tem por objetivos garantir as crianças e adolescentes em situação de risco que necessitem de proteção, o acolhimento provisório, respeitando o seu direito a convivência em ambiente familiar comunitário”, desta a assistente social.
O programa em São Miguel da Boa Vista tem além da assistente social Geni Inês Schwerz conta com a psicóloga Carmem Andreia Dutra Eidelwein.