Município confirma primeiro caso de dengue em 2025
Um homem do interior do município é identificado com o primeiro caso de dengue de 2025 em São Miguel da Boa Vista. Segundo a agente de endemias Marisandra Alves, ele contraiu a doença fora do município. A confirmação do caso positivo aconteceu na sexta-feira (10), e após os procedimentos o homem de 36 anos passa bem. “Ele foi viajar e voltou com os sintomas, ao procurar a Unidade Básica de Saúde teve o material para exame coletado e enviado para exames que comprovou a doença”, disse Marisandra.
A agente de endemias pede para que todos façam o recomendado para combater o mosquito causador da doença. Ela cita que os terrenos baldios devem ser mantidos limpos e rosados, grafas pets, tampas de garrafas, vidros e tudo o que acumula água deve ser recolhido e eliminado. “Além desses recipientes tem os pneus que precisam ser armazenados onde não acumula umidade e cuidar para não deixar ambientes que possam fazer com que a água fica parada”, ressalta.
Quem apresentar febre alta, náuseas, dores no corpo, vermelhidão na pele deve imediatamente procurar ajuda médica. O setor de endemias no combate ao mosquito Aedes aegypti realiza mutirões de limpeza e alerta a população. “A cada sete dias é feita as armadilhas que estão espalhadas no interior e na cidade e a cada 14 dias é inspecionado os pontos estratégicos e a cada dois meses é feito o ciclo de tratamento quando orientamos a população sobre como combater a doença”, destaca a agente de endemias. Marisandra destaca também que em fevereiro e setembro de cada ano é realizado o levantamento de índice amostral. “É quando são coletadas larvas para comprovar se são do Aedes aegypti”, finaliza.