Assistência Farmacêutica Municipal

Este documento tem o objetivo de descrever os serviços de assistência farmacêutica (AF) prestadas no município de São Miguel da Boa Vista/SC; pelo profissional farmacêutico.

A dispensação de medicamentos na Farmácia básica deverá assegurar que o medicamento seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada e que sejam fornecidas as informações suficientes para o seu uso correto. O momento da dispensação é, muitas vezes, o único contato que o usuário tem com o farmacêutico e também o último contato com algum profissional de saúde, antes de iniciar o tratamento da sua doença ou enfermidade.  (CTAF, 2018)

Este Protocolo de normas e rotinas visa a padronização dos serviços farmacêuticos, são documentos imprescindíveis para o exercício de qualquer tarefa realizada com qualidade, eficiência e eficácia. Com o objetivo de contribuirmos com a racionalização dos processos de trabalho, disponibilizamos este material como um instrumento para promover o fortalecimento da Assistência Farmacêutica.

Sabe-se que a maior parte das intervenções em saúde envolve o uso de medicamentos, e que o uso adequado determina uma melhor resolutividade na saúde, por isso é importante que a AF seja vista de forma integral. É preciso agregar valor as ações de AF por meio da qualificação dos profissionais envolvidos e ações de orientação e educação continuada aos usuários.