Alunos de São Miguel da Boa Vista participam de viagem de estudo

Na quinta-feira (22), alunos da rede municipal de ensino juntamente com professores realizaram uma viagem de estudos e conhecimentos. Os estudantes 4º ano turma 41 e do 5º ano turma 51 da Escola Centro Educação Municipal Professora Herminda Ferraz, conheceram o museu Fritz Plaumann de Seara. Foram 45 alunos acompanhados por cinco profissionais da rede municipal de educação. O objetivo foi proporcionar a ampliação do conhecimento teórico-prático e ver uma melhor maneira de exemplificar e enriquecer o conhecimento para a vida em sociedade, valorizando as espécies de borboletas e conhecendo-as melhor, motivar os alunos em busca de conhecimento, enriquecer o conteúdo escolar com novidades, como a visita ao museu, aumentar a curiosidade e a motivação do estudante para buscar novos horizontes, aumentar o conhecimento, para que possam compartilhar com outros.

Quem foi Fritz Plaumann

Oriundo da Lituânia, Fritz Plaumann mudou-se com a família para o Brasil em novembro de 1924, instalando-se no Oeste do Estado de Santa Catarina. No mesmo ano, iniciou seus estudos sobre as espécies de orquídeas e de insetos da região, que se estenderam até 1994. Em 70 anos de trabalho, catalogou cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, dos quais 1.500 eram desconhecidas da ciência.

No dia 23 de outubro de 1988, foi inaugurado, em sua homenagem, um dos maiores museus entomológicos da América Latina: o Museu Entomológico Fritz Plaumann, no distrito de Nova Teutônia, na cidade catarinense de Seara. O museu possui todo o acervo de espécies coletadas por Fritz Plaumann. Em 1991, recebeu a Grã-Cruz do Mérito Científico da Alemanha, a mais alta condecoração do gênero concedida por seu país de origem.