Família de São Miguel da Boa Vista mantêm cantina artesanal

Os potenciais turísticos do município de São Miguel da Boa Vista são evidentes. São Miguel da Boa Vista oferece diversas atrações para a comunidade local e também para quem vem de fora visitar. Na diversidade de opções encontra-se, lazer e cultura e as opções na área ambiental e rural. A partir desta série de reportagens vamos destacar cada lugar para ser visitado.

E para começar o destaque vai para a propriedade da família Rosa da Linha Cadeado. A família possuiu uma cantina artesanal garantindo sabor e qualidade caseira aos produtos produzidos lá. A especialidade é o cultivo da uva para vinho, suco, vinagre, doces e venda in-natura. Gilmar da Rosa destaca que a comercialização é feita exclusivamente na propriedade e de acordo com ele, tem um hectare e meio de uvas produzindo o que garante uma produção de pelo menos oito mil quilos da fruta.

A família cultiva as variedades bordô e Niágara (branca e rosê). De acordo com Rosa a produção de vinho é de pelo menos seis mil litros.

Para quem tem interesse de visitar a propriedade, ela fica próximo ao antigo salão recreativo ou mais informações junto a prefeitura no centro de São Miguel da Boa Vista.

A família sempre buscou orientações em cursos de capacitação e principalmente na Epagri/ Cetrevi em Videira que trouxe aperfeiçoamento na produção da uva e na qualidade do vinho.

A cantina possui melhorias, podemos citar utilização de separadora do cacho e o grão elétrica e de inox e no armazenamento do vinho utilizam tanques de aço inox.

No tocante as autorizações com os órgãos fiscalizadores o empreendimento rural na produção de vinhos está de acordo com a salubridade na manipulação e buscas finalizar as exigências para comercialização em nossa região.