“FESTA DAS FRUTAS”: APRESENTAÇÃO TEATRAL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

 

Visando desenvolver Educação Alimentar e Nutricional (EAN), o teatro “Festa das Frutas” foi apresentado no Centro de Educação Infantil Pintinho Amarelo no Município de São Miguel da Boa Vista/SC. A atividade foi desenvolvida pela Nutricionista Adriana Filimberti Motter, Responsável técnica pelo PNAE, Maria Fernanda Rezender, Professora de contação de histórias e Tauana Chiesa, Diretora de Educação Infantil.

A realização do evento foi idealizado por toda a comunidade escolar (alunos, professores, merendeira, serventes, secretaria de educação e membros do Conselho de Alimentação Escolar). Para a execução do teatro foram utilizados frutas confeccionadas em material EVA, alimentos industrializados, cenário para apresentação, fantoches e músicas infantis com o tema alimentação. A história foi encenada por fantoches que iriam fazer um pique nique com alimentos industrializados e as frutas aparecem para mostrar as crianças que são mais saudáveis.

 Ao final a música “frutas unidas, crianças bem nutridas” envolveram todas as crianças e houve degustação de frutas típicas do cardápio escolar. Desenvolver atividades de EAN voltadas para escolares são de fundamental importância para esta população, visto eles estarem em formação de hábitos e condutas que os acompanharão por toda a sua vida, enfatizam as organizadoras da atividade.