Gestantes tiveram acompanhamento da farmacêutica

Na manhã desta terça-feira o grupo de gestantes de São Miguel da Boa Vista tiveram um encontro na Unidade Básica de Saúde do Município, neste momento tiveram o acompanhamento da farmacêutica Ana Paula Pan Scarton, que abordou o tema: o uso de medicamento durante a gravidez e amamentação.

O período da gravidez dura, em média, 270 dias, e durante esse período a mulher pode ficar doente e precisar utilizar medicamentos, para dor, resfriados, entre outros. Além disso ela pode necessitar de tratamento para uma doença crônica como diabetes e artrite que não pode ser interrompido, apesar da gravidez.

Segundo a farmacêutica Ana “nenhum paciente deve se automedicar, principalmente gestantes e crianças, sempre que precisarem usar algum medicamento durante a gravidez e amamentação deve conversar com seu médico. Além disso a gestante deve sempre informar ao médico se está usando vitaminas, suplementos alimentares e ervas medicinais, que também são considerados remédios”. Sempre que tiver dúvidas sobre medicamento fale com o seu médico ou o seu farmacêutico.

Na ocasião, as gestantes que fizeram parte da reunião foram presenteadas com um livro, O MINUTO DO MEDICAMENTO, no qual traz inúmeras dicas de cuidados com medicamentos e respostas de dúvidas corriqueiras, fruto do trabalho da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do Extremo Oeste.