Campanha de Vacinação contra Gripe já está em andamento

Nesta segunda, 23 de abril, iniciou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe. Até o dia 1º de junho devem ser imunizados: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada,  gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Pessoas com doenças crônicas – como o diabetes – e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

A secretária de Saúde, Daiane Teixeira, salienta alguns cuidados do público-alvo. “Estamos organizados para fazer essa campanha com mais comodidade para todos, e para isso lembramos que é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinas, documento de identidade e cartão nacional do SUS. Teremos o Dia D de vacinação que será no sábado, dia 12 de maio, que será dedicado somente para a vacinação”.